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TOME NOTA

15/10/2019 11:27 por Redação

Banco Pan permanece no topo do ranking de reclamações de clientes

BMG e Bradesco ocupam as posições seguintes; no geral, queixa mais frequente é de prestação de serviços de forma inadequada

No terceiro trimestre de 2019, o banco Pan aparece no topo do ranking de queixas de consumidores entre bancos com mais de 4 milhões de clientes. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (15) pelo Banco Central.

Com 646 reclamações julgadas procedentes, o Pan obteve índice 149,58, bastante à frente do BMG, que ocupa a segunda colocação com índice 82,33. Em terceiro vem o Bradesco, com 2.409 reclamações procedentes e índice de 24,16.
 
Os dez primeiros do ranking de reclamações de bancos e financeiras no período julho-agosto-setembro de 2019:

01. Pan: 149,58
• 4.318.631 clientes
• 2.808 reclamações (646 procedentes)

02. BMG: 82,33
• 4.566.863 clientes
• 1.689 reclamações (376 procedentes)

03. Bradesco: 24,16
• 99.684.907 clientes
• 10.470 reclamações (2.409 procedentes)

04. Banrisul: 22,57

• 4.873.088 clientes
• 626 reclamações (110 procedentes)

05. Santander: 21,03

• 46.395.772 clientes
• 7.424 reclamações (976 procedentes)

06. Banco do Brasil: 19,13

• 66.072.966 clientes
• 6.719 reclamações (1.264 procedentes)

07. Caixa Econômica Federal: 18,97
• 93.525.623 clientes
• 9.598 reclamações (1.775 procedentes)

08. Votorantim: 14,83
• 6.133.287 clientes
• 815 reclamações (91 procedentes)

09. Itaú: 14,46
• 80.803.452 clientes
• 9.161 reclamações (1.169 procedentes)

10. Banco CSF (Carrefour): 9,44
• 6.776.626 clientes
• 283 reclamações (64 procedentes)

As reclamações mais frequentes:

01. Oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada: 2.347

02. Irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços de cartões de crédito: 1.742

03. Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados à operações de crédito: 968

04. Irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto de cartão de crédito, cartão de débito, internet banking e ATM: 755

05. Débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente: 719

06. Restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado relativas a pessoas naturais: 582

07. Cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados: 420

08. Irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços disponibilizados em internet banking: 398

09. Insatisfação com a resposta recebida da instituição financeira referente à reclamação registrada no BC: 388

10. Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços disponibilizados em ATM: 349

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